A igreja evangélica brasileira tem feito um trabalho de evangelização intenso e constante, usando a TV, radio e panfletos.
Com o trabalho vem o crescimento (novos cristãos), mas este crescimento pelo que tem visto, não tem sido na vertical (espiritual), mas na horizontal(quantidade).
Verifique que aos domingos as igrejas estão cheias, um publico atento a pregação, que chacoalha a cabeça, levanta a mão, diz amém, chora e se emociona com as canções. Mas que infelizmente tem saído das mesmas vazio de Deus.
Faço uma critica ao sistema religioso, que manipula e induz a maioria dos evangélicos a serem meramente religiosos e nada mais! Não quero de modo algum julgar ou generalizar.Falo aqui num todo, sem citar igreja A ou B e nem denominações ou correntes teológica.
Muitos crentes estão espiritualmente perdidos e vivendo no engano; como bem diz a parábola da dracma perdida:
"Ou qual é a mulher que, tenho dez dracmas e perdendo uma, não acende a candeia, não varre a casa e não a procura diligentemente até achá-la?" (Lucas 15:8)
Aquela dracma se perdeu dentro de casa, isso quer dizer: a dracma é a pessoa, a casa é a igreja, e o estar perdido a falta de temor a Deus, falta de comunhão, o egoísmo, a hipocrisia e por ai vai...
A igreja evangelica no Brasil tem perdido o foco, exemplo:
Ao invés de união - Divisão
De ajudar em oração - Criticas
Do amor e ajuda ao próximo - Pre-julgamento
Do bom comportamento do crente - Mau testemunho
Do cuidado com os novos crentes - Indiferença
A sinceridade - A hipocrisia dos falsos moralistas
Da misericórdia - A punição e desprezo
Da direção do Espirito - A manipulação da palavra de Deus
A ajuda mutua - Egoísmo
Da união de todos - Grupinhos
Graça divina - Lei do homem
Do amor sem hipocrisia - Acepção de pessoas
As igrejas mais parecem um clube social, algumas vezes desfile de moda, uma disputa para ver quem vai com a melhor roupa; quando não a disputa para ver quem prega mais bonito ou faz a oração mais alta e fervorosa.
Hoje em dia ser cristão é ter um status, os artistas, cantores populares, jogadores de futebol se dizem evangélicos.
Uma curiosidade, de acordo com números da Fundação Getúlio Vargas é:
O número de pastores evangélicos no país é cinco vezes maior do que a de padres católicos, que em 2006 era de 18,6 mil segundo o levantamento Centro de Estatísticas Religiosas e Investigações Sociais.
Mas estes números não refletem o crescimento espiritual, mas o quantitativo. O Brasil hoje conta com aproximadamente 40.000.000 de evangélicos, destes números quantos realmente estão no caminho certo, no reino de Deus? ou quantos realmente conhecem a Deus?
O que vemos é uma igreja inchada, aonde a vaidade, e o egoísmo tem tomado conta dos crentes.
Vejamos como era a igreja primitiva para seguirmos o exemplo:
“Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens e os repartiam por todos, segundo a necessidade de cada um.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão de casa em casa, comiam com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.” (Atos 2:42-43)
Os crentes tem mais compromisso com placa de igreja do que com Deus.
ResponderExcluir