Tenho recebido vários casais de namorados, noivos e casados com um problema que tem sido crônico nos dias atuais, a falta de espaço dentro do relacionamento.
A esposa reclama que o marido não quer ir a casa dos pais com ela, por outro lado o marido reclama que na hora do futebol a mulher quer discutir relacionamento ou ter uma conversa sobre um problema com os filhos. O namorado quer ver um filme de ação e a noiva um filme romântico.
Pequenos e grandes problemas por falta de um respeitar ou aceitar o espaço do outro, em alguns casos geram conflitos e até o fim do relacionamento. Conversando com amigos de infância encontrei uma triste e real realidade, 90% estão divorciados e todos teem ojeriza a relacionamentos; e o motivo é o mesmo, não querem perder a liberdade e o antigo relacionamento os tirou.
Perder é sufocante e incomoda muito, ninguém quer ser controlado de nenhuma forma. Para ajustar o relacionamento tenho orientado os casais da seguinte forma:
"A mulher está num nivel 70 e o homem num nivel inferior 7. A mulher quer forçar o homem a estar com ela num nivel que o homem não tem a menor condição e o homem quer trazer a mulher dentro da relação num nivel muito inferior ao dela. O casal deve entrar em um acordo e aceitar o espaço do outro sem se incomodar. Porque aceitar uma visita a casa dos pais da esposa? Ainda que seja 1 vez por mes? Por que não desligar a TV 1 dia e ter uma conversa com a esposa? Por outro lado por que não deixar 1 dia de visitar os pais e ir ao futebol com o marido?"
Um outro exemplo bem pratico é: O homem tem sua cota de palavras, 100 palavras por dia e a mulher quer ouvir 5.000 palavras por dia, se não houver um acordo a insatisfação será dos dois lados, mas com dialogo e tolerância o homem pode elevar sua cota diária para 1.500 palavras e a mulher aceitar ouvir 2.000 palavras por dia.
O dialogo é a chave do ajuste. Não existe milagre! Acredito que se a mulher descer ao nivel 7 é sufocante mas talvez ela possa chegar aos 30, como também o homem subir aos 70 é insuportável mas ele pode se esforçar para diminuir a distancia e chegar aos 40.
Claro não é nível perfeito mas o outro lado verá o esforço do companheiro e o ajudará a melhorar a cada dia. E por que não melhorar a cada dia? Por que temos que ser os mesmo de ontem? Amanhã podemos ser bem melhores do que hoje, e se eu melhoro com certeza meu relacionamento será melhor. Uma mudança interna vai externar toda a mudança e melhora aos que estiverem a minha volta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário