Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
Widget By: Blogs de Sucessos

O 6º MANDAMENTO DIZ: NÃO MATARAS. PORQUE DEUS ORDENOU MATANÇAS?

Ao estudarmos a bíblia temos que ter o cuidado de buscar referencias, observar o texto e o contexto, e buscar entender em quais circunstâncias foram escritos e se aprofundar na língua na qual...
o livro estudado foi escrito.  

A palavra matar em Êxodo 20:13 é, em hebreu "rahaz". 

Rahaz significa: o assassinato intencional, premeditado e com malícia de outra pessoa.

Esta palavra é encontrada 43 vezes no Antigo Testamento. Sempre significa violência, matança que na verdade é assassinato. Nunca é usada com o sentido de matar na guerra.

Deus é chamado muitas vez no Antigo Testamento como Senhor dos exércitos, uma clara alusão aos conflitos bélicos que Israel estivera envolvido naquele período. 

O 6º mandamento é a proibição para que cidadão individualmente não tire a vida do outro de forma banal e isso é para ele não cometer assassinato ou faça justiça com as próprias mãos sem um julgamento justo. 

Há casos em que matar não é crime ou pecado; em legitima defesa por exemplo não é crime pois não é assassinato. Também matar numa guerra justa não se constitui pecado ou crime.

Deus frequentemente ordenou que os israelitas fossem à guerra contra outras nações (1 Samuel 15:3; Josué 4:13).

Deus ordenou a pena de morte para diversos crimes (Êxodo 21:12; 21:15; 22:19; Levítico 20:11).

Há tempo... de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." Ecclesiastes 3:8

Deus não muda, assassinato é crime e pecado. Mas há tempos de guerra; acredito que Deus é amor mas num mundo aonde a maldade impera guerras são inevitáveis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário