O novo nascimento é obra divina mas seu inicio é humano, pois a pessoa nunca vai nascer de novo se a mesma não querer morrer para o mundo que a cerca, cheio de caprichos e...
concupiscência.Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. (João 12:24)
Deus não força ninguém a segui-lo ou obedece-lo; é uma opção do grão de trigo morrer ou permanecer vivo, o candidato ao novo nascimento tem que ter iniciativa, querer de sincero coração obedecer aos mandamentos divino.
Para melhor compreensão do que é o novo nascimento vamos entender como se deu o nascimento do Senhor Jesus. Já que Ele foi o primeiro a ser chamado filho de Deus. E nasceu por obra do Espirito Santo.
E respondendo o anjo: Descerá sobre ti o Espirito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso também o Santo, que de ti nascerá, será chamado Filho de Deus. (Lucas 1:35)
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a sua palavra... (Lucas1:38)
Veja que Maria teve que aceitar a ação do Espirito Santo em sua vida para que o filho de Deus nascesse, o Espirito Santo não violentou Maria ou a forçou, muito menos Maria acordou gravida; ela teve que concordar com a ação do Espirito Santo em sua vida.
Maria representa a parte humana do novo nascimento, o querer da pessoa, a renuncia a entrega. Maria abriu mão de sua dignidade, de tudo mesmo, pois ela estava noiva de José; um homem justo, que não aceitaria de forma alguma casar-se com uma mulher gravida de outro, então Maria seria desprezada por José e por sua familia, viveria uma vida de vergonha e humilhação; todo esse sacrifício aceito por Maria foi para satisfazer a vontade de Deus.
O sacrifício de Maria representa a parte do candidato ao novo nascimento de fazer um sacrifício pessoal e verdadeiro para satisfazer a vontade de Deus.
Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)
Veja há a ação de 2 componentes: agua e Espirito = Maria e Espirito Santo = o querer e entrega da pessoa e a ação do Espirito Santo.
A agua simboliza a palavra de Deus na vida da pessoa, não é a ação de carregar uma bíblia ou conhece-la simplesmente mas sim de OBEDECE-LÁ.
O Espirito nada mas é que a ação divina, dando a pessoa um novo coração e mente.
Todos que morreram para si próprio e para o mundo e obedecem a palavra de Deus de sincero coração são nascidos de Deus. Pela obediência a palavra de Deus, o próprio Deus lhe entrega através do seu divino Espirito uma nova mente, mente renovada e não sincronizada com a mente mundana e carnal.
É difícil para um não nascido do espirito perdoar os que lhe tem ofendido, ser fiel a uma só mulher, não tirar vantagens dos outros, não viver pelas paixões da carne que leva a vida sexual promiscua, etc…
Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:6)
Não se busca o novo nascimento com orações e jejuns mas sim pela entrega sincera através da obediência a palavra de Deus. Claro que o jejum e oração nunca são vãos, mas no caso do novo nascimento tem que haver uma renuncia, um sacrifício próprio de sua vontade e esse sacrifício não pode ser substituído pela oração e jejum.
Não podemos confundir o novo nascimento com o batismo com o Espirito Santo. O Senhor Jesus mesmo sendo nascido do Espirito foi batizado pelo Espirito Santo. Saulo que no caminho de Damasco teve um encontro com Jesus e ali nasceu um novo Saulo, ficou 3 dias orando, se humilhando, se entregando a Jesus, fazendo aliança de servir e obedecer aos mandamentos do Senhor. Após 3 dias diz:
"...Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo." (Atos 9:17)
Acredito por experiência própria que o novo nascimento não seja um acontecimento trancedental mas natural como ser batizado nas aguas; tem um inicio e um fim. O que é nascido de Deus o é e ponto.
O inicio é o querer, o humilha-se, o sacrificar suas próprias vontades e o fim é a ação do Espirito através de uma vida de obediência a palavra de Deus, então a pessoa é nascida de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário