Falando em momentos difíceis da vida todos nos estamos sujeitos a enfrentar momentos de desconforte e...
triste.Infelizmente algumas pessoas tem "morrido no deserto" e outros tem tomado decisões erradas nos momentos de aperto; e na vida é assim colhemos o que plantamos; sofremos com as más escolhas que tomamos.
Para algumas pessoas os momentos de dificuldades que elas enfrentam na vida dura uma eternidade. Principalmente por não saberem o que fazer, como proceder ou para onde ir nesses momentos.
Mas como vencer em momentos difíceis?
Como atravessar o deserto sem morrer de fome ou sede?
A bíblia relata um episódio na qual o Senhor Jesus passou por um momento de dificuldade.
"Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo." (Mateus 4:1)
Vamos analisar como o Senhor Jesus venceu no deserto:
1) Foi conduzido Jesus pelo Espírito...
a) Espirito com letra maiúscula significa - Espirito de Deus.
b) O Senhor Jesus não foi conduzido por sua vontade própria mas sim pelo Espirito de Deus.
O primeiro passo nos momentos difíceis é sem dúvida deixar-se ser conduzido pelo Espirito de Deus pois se nos deixarmos levar pelas nossas emoções seremos enganados pelo nosso coração (emoções) e seremos levados a derrota.
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?" (Jeremias 17:9-10)
Por falta de vigilância algumas pessoas tem sido vencidas nos momentos difíceis.
Qualquer vencedor teve que lutar para alcançar a vitória, ninguém vence sem lutar, O senhor Jesus lutou contra o diabo no deserto e não usou o coração ou emoções.
Não se pode vencer os momentos difíceis usando a emoção mas sim a fé em Deus. O coração tenta convencer a pessoas de que ela esta sozinhos, de que Deus não ouve suas orações e que aquele momento difícil parece nunca ter fim.
Mas se deixarmos o Espirito de Deus nos guiar, Ele nos guiará para o caminho da vitória.
2) ... ao deserto,
Deserto é um lugar de solidão, tristeza, aflição, fome e sede, e o pior, é um lugar aonde surgem os conflitos internos. Conflitos esses que forçam a pessoa a fugir do deserto, a desistir de lutar.
Mas a pergunta é: Quem conduz sua vida? Se você responde: Deus.
Porque então não confiar mesmo no deserto, no aperto, nos momentos difíceis da vida?
Porque se você deixar o deserto e fugir, deixando de ouvir a voz de Deus para ouvir o conselho do seu coração como poderá o Espirito de Deus continuar a conduzir sua vida?
3) para ser tentado pelo diabo.
Esse versículo muito me intrigou, pois como poderia o Espirito guiar alguém para um lugar aonde o diabo está?
Eu achava que o Espirito deveria livrar ou até mesmo desviar a pessoa do lugar aonde o mal esta. Mais buscando a direção do Espirito entendi que, a única forma de vencer o mal é confrontando e não fugindo dele.
Se a pessoa desistir no deserto ou fugir, ela não terá mais sede ou fome, nem se sentira sozinha pois estará rodeada de amigos mas com toda a certeza por se deixar levar pelas emoções e não pela voz do Espirito, ela estará sem a proteção divina.
Na vida de uma pessoa que entregou a vida nas mãos de Deus situações como:
Desemprego, doenças, problemas no relacionamento, perseguição, conflitos familiares, desprezo, portas fechadas, sensação de solidão e etc...
Nem sempre são sintomas de possessão maligna ou de ter feito alguma coisa erra. Algumas vezes é com a permissão de Deus que elas vem para nos fazer mais fortes.
"Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou." (Romanos 8:37)
Quando permanecemos com a vida nas mãos de Deus o fim dos momentos difíceis virão pois são apenas momentos mas com o fim desses dias difíceis virá também a recompensa pela perseverança e fidelidade a Deus.
No momento que a pessoa entrega de fato e de verdade a vida nas mãos de Deus; Deus está do lado da pessoa em todos os momentos, em bons e alegres momentos como também nos momentos difíceis de tristeza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário