"Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo." Atos 17:11
A cada dia que passa tenho entendido mais e mais o sentido das criticas enfática que o Senhor Jesus fazia aos fariseus.
Numa primeira ótica podemos pensar que as criticas que Jesus fazia era com respeito a lei de Moises, algumas das vezes pensei que Jesus estava indo de alguma forma contra aos mandamentos de Deus dado a Moiseis. Mas não era essa a critica que Jesus estava fazendo, Ele estava indo contra o sistema religioso.
O sistema religioso na minha ótica é aquela que de alguma forma os lidereis religiosos que tiram vantagens de alguma forma dos fiéis em nome de Deus.
O fariseus eram mestre da lei, aptos a ensinar, corrigir e repreender mas eles mesmo não cumpriam a lei. Faziam os fiéis carregarem cargas pesadas as quais eles mesmos não levavam com o dedo mindinho.
Ao longo da história o cristianismo se afastou do espirito que Jesus trouxe ao mundo tais como amor ao proximo com a si mesmo pois Jesus disse:
"Nisso sabereis que sois meus dicipulos, que ameis uns aos outros."
Cumprir as leis não deveria ser por obrigação ou tradição religiosa e sim por amor; e o cristianismo perdeu esse amor e se aproximou do espirito farisaico; o da barganha espiritual, os das obrigações que as pessoas devem fazer a Deus, os interesses da igreja do sistema em primeiro plano e os planos verdadeiros de Deus para os fiéis em segundo plano.
Temos exemplos como os da igreja Católica, que praticou indulgencias, penitencias e inquisições; O povo sofria e se sacrificava para sustentar um sistema religioso Católico, enquanto o clero Romano se esbanjava os fieis se sacrificavam para comer migalhas.
Hoje no sistema religioso evangelico não é diferente. Os interesses do sistema está acima do bem estar do povo. Um sistema que domina e segura seus fiéis pelo medo, "salvação só conosco".
As panelinhas e grupinhos se fortalecm; a maquina de arrecadação financeira com seus esquemas bem montado e "biblicos" se alastram, a ditadura e monarquia espiritual na qual o lider é "ungido" e "inspirado" por Deus e o mesmo(lider) nunca pode ser contestado ou contrariado.
Se Jesus viesse ao mundo nos dias de hoje, Ele teria muito trabalho a fazer, pois bater de frente contra o sistema evangelico com seus: ungidos, intocaveis, profetas, etc... não seria tarefa fácil.
O sistema religioso se passa por espiritual mas é carnal, se passa por divino mas é puramente humano. Testemunhos não são para glorificar a Cristo mas para mostrar que o sistema é bom e funciona, mas no fundo é uma arapuca para fisgar os desavisados.
Quando nunca se esteve no sistema, o sistema te chama ao perdão, a vida nova e a uma nova dimensão. Mas uma vez dentro do sistema e contestando as distorções que o sistema tem, você é um rebelde e está fora do espirito e o que te reserva é o fogo do inferno.
O corpo está todo enferno da cabeça as pés e me pergunto: - o que fazer? Como voltar ao evangelho de Cristo, ao amor ao proximo, a igreja servindo ao povo e não o contrario? O que fazer? Como quebrar o sistema religioso? Ser um desagrejado? Virar um ateu e virar as costas pra Cristo? Não irmãos! Mil vezes não!
A solução está no indivuduo, em cada membro de nós fazermos como a igreja de Berea. Procurar com zelo o compromisos com Cristo e não aceitar a imposição do sistema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário