O berço do cristianismo foi Jerusalém, ali a igreja deu seus primeiros passos. A igreja não tinha uma identidade propria, os primeiros cristãos eram Judeus... e seguiam o Judaísmo com seus costumes e tradição. Os pais da igreja obedeciam as leis Mosaicas.
Eles acreditavam que a salvação viria através do Judaísmo pela observância da lei e a crença no Messias (Jesus), essa era a crença dos primeiros cristãos.
Os primeiros não Judeus a se converterem (gentios), eram obrigados a circuncidar-se e observar certas tradições e costumes Judaicas pois o cristianismo era uma parte do Judaísmo.
Eles congregavam nas sinagogas, liam a Torá (Antigo testamento), praticavam a justiça (caridade), com um diferencial, criam que Jesus era o Messias (Ungido).
A igreja ganhou o mundo, o evangelho difundiu-se por toda a Asia e Oriente Médio, chegando até a capital do maior império da época: O Império Roma.
A Europa naqueles tempos era dominada pelo misticismo e sincretismo religioso. O paganismo era a religião predominante da Europa. O Império Romano e seus cidadãos tinham e acreditavam em varias divindades.
O cristianismo chegou a Roma e no inicio, os cristãos eram perseguidos por todo império Romano, eram mortos e capturados em nome da fé no Messias Judeu.
Influenciados pelo Apostolo Paulo o Cristianismo separou-se lentamente do Judaísmo, em um processo lento mas constante o Cristianismo deixava Jerusalém (Judaísmo).
A convicção de que Jesus era o único caminho o salvador impulsionava os cristãos a separar-se do Judaísmo, a igreja cristã ganhava identidade, forma; os cristãos não judeus não necessitavam mais seguir tradições judaicas.
Com a morte dos Apóstolos e a introdução do Cristianismo como religião oficial do império Romano veio a decadência do cristianismo primitivo. Mas uma vez a igreja perdeu a identidade. Foram introduzidas doutrinas anti-bíblicas.
Foram introduzidas ensinamentos que nunca foram mencionados pelos Apóstolos ou nos evangelhos, tais como: imagens de escultura, penitencias, indulgencias, datas festivas em alinhamento com as festas pagãs e etc.. Trouxeram o paganismo para o cristianismo com a finalidade de agradar a todos.
A igreja deixava Jerusalém (Judaísmo) e caminhava espiritualmente falando pra Roma (Paganismo).
O Senhor Jesus não queria começar uma nova religião, pois Ele não veio trazer religião alguma. Tão pouco promover o Judaísmo. Jesus veio trazer o Reino de Deus que não está em religião ou em igreja A ou B, nem em costumes e tradições, nem tão pouco em invenções dos homens feitas pela deturpação e má interpretação da palavra de Deus.
E, interrogado pelos fariseus sobre quando havia de vir o reino de Deus, respondeu-lhes, e disse: O reino de Deus não vem com aparência exterior.
Nem dirão: Ei-lo aqui, ou: Ei-lo ali; porque eis que o reino de Deus está entre vós. (Lucas 17:20-21)
Veja que o senhor Jesus deu a localização do reino de Deus. "Dentro de vois". Dentro dos que crêem, crêem em Jesus como salvador e vivem em obediência a palavra de Deus sem seguir ou acrescentar rudimentos das tradições Judaicas ou doutrinas dos homens.
Nenhum comentário:
Postar um comentário