Conta-se que um mendigo caminhava com um prato de arroz de um lado para o outro, era o almoço do mendigo. Até que um dia o rei montado num belíssimo cavalo e com uma grande comitiva de nobres parou em frente do mendigo. Ele olhou para o mendigo e disse: dê-me um pouco do seu arroz.
Era o almoço do mendigo e o cidadão sobre o cavala era um rei um homem riquíssimo, ele poderia comer as melhores comidas do mundo.
Quando o mendigo ouviu aquilo, coçou a cabeça e pensou; mas esse é meu almoço. Então ele pegou um grão de arroz e foi levar ao rei, e quando levou aquele grãozinho de arroz ao rei, o rei tocou o grão e devolveu para o mendigo fechando a sua mão e partiu com sua comitiva.
O mendigo não entendeu nada, foi devolver o grão de arroz ao prato e quando foi devolver levou um grande susto, pois com o toque do rei aquele grão de arroz tinha se tornado numa pepita de ouro.
O mendigo pulou de alegria, dizendo: que maravilha, vai dar para eu comer por vários dias e sai correndo para vender aquela pepita de ouro. Só que no meio do caminho ele teve uma idéia ainda melhor, ele olhou aquele prato de arroz em suas mãos e disse: to rico, to rico! E saiu correndo atras do rei.
Avistando a comitiva e o rei o mendigo começou a gritar, majestade pare, pare, pare. Aí o rei parou o cavalo e o mendigo veio com entusiasmo e disse: majestade, eu mudei de idéia. Senhor, tome mais do meu arroz, inclusive tome todo o meu arroz.
O rei olhou para ele e disse: não! você recebeu tudo que de bom grado primeiramente você ofereceu de bom coração. E triste o mendigo saiu com apenas uma pepita de ouro por causa da sua mesquinhez.
“Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo” Lc 6:38
Nenhum comentário:
Postar um comentário