Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
Widget By: Blogs de Sucessos

RENOVAÇÃO ESPIRITUAL


"Mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águia,correm e não se cansam, caminham e não se fadigam". (Is 41:31)


Renovação é uma necessidade a sobrevivência de qualquer espécie. Quem não se renova ou atualiza fica perdido e para trás. 

Por exemplo na década de 90 quando eu era um estudante do segundo grau a internet não era utilizada para meios de pesquisas. Quando tínhamos que fazer uma pesquisa, era necessário ir as bibliotecas e fuçar livros, tirar copias, escrever ou até mesmo pegar os livros da biblioteca emprestados para estudar em casa. 

Mas com o avanço da tecnologia, a internet tornou-se um importante meio de pesquisa e nos tempos atuais os estudantes não precisam ir a biblioteca para fazer uma boa pesquisa sobre qualquer assunto, pois pela internet podem fazer uma detalhada pesquisa, basta digitar no google a palavra a ser pesquisada e como num passe de magica aparecem varias opções à pesquisa. 

Mas o que dizer daquele "burucutu" que não quer se atualizar, acha que as pesquisas tem que ser dos moldes dos anos 80,  que diz que uma boa pesquisa só é feita na biblioteca, deve-se tirar copias, gastar tempo abrindo livros e mais livros. Este "burucutu" vai ficar pra trás, ele vai perder espaço para os mais novos que não temem a RENOVAÇÃO.

2 exemplos nos ajudaram a entender a importância da renovação: 


O primeiro exemplo vem de uma noticia do Rio de Janeiro na qual milhares de peixes estavam morrendo na lagoa Rodrigo de Freitas, motivo: 

O canal responsável pela RENOVAÇÃO da água da lagoa com a água do mar não estava sendo o suficiente,  impossibilitando a renovação da lagoa, sem esta renovação a água da lagoa estava sem oxigênio necessário para a sobrevivência dos peixes da lagoa.

O segundo exemplo é o da águia, a ave que possui a maior longevidade da espécie, chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 anos ela tem que tomar uma séria decisão. 

Aos 40 anos, está com as unhas compridas e flexíveis, não consegue mais agarrar as suas presas das quais se alimenta. O bico alongado e pontiagudo se curva, apontando contra o peito. As asas estão envelhecidas e pesadas em função da grossura das penas, e voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou ... enfrentar um dolorido processo de renovação que irá durar 150 dias.
Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão onde ela não necessite voar. 

Então, após encontrar esse lugar, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo, sem contar a dor que terá que suportar.

Após arrancá-lo, espera nascer um novo bico, com o qual vai depois arrancar suas velhas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E só após cinco meses sai para o famoso vôo de renovação e para viver então, mais 30 anos.

Então entendemos que a falta de renovação deixa o cristão sem forças, desanimado, desmotivado, sem vontade de prosseguir. Como alcançar a RENOVAÇÃO ESPIRITUAL?


1) Toda renovação precisa de sacrifício, esforço, como o exemplo da águia. A renovação espiritual começa com um reconhecimento de que mudar é preciso. É necessário deixar o "EU" de lado e se submeter a direção do Espirito de Deus. O maior sacrifício é renunciar a si mesmo.

2) Reconhecer que é hora de renovação. É olhar para si, e identificar que o desanimo e a desmotivação estão cada dia mais fortes dentro do coração, e a pressão para desistir é maior que a vontade de prosseguir.

3) Voltar ao primeiro amor. Isso significa, encontrar renovo através da palavra de Deus, dos propósito de oração e jejum. 

4) Viver pela fé. Isso significa viver na dependência de Deus. 

A renovação lhe dará forças para você subir a lugares que você nunca chegou antes. Quando queremos dar um salto bem alto, primeiro nos abaixamos antes de saltarmos, para pegar impulso, quando pegamos impulso o salto é maior. Podemos chamar este impulso de RENOVAÇÃO.

Ato ou efeito de renovar(-se): renovação de contrato.
Atualização: renovação da ciência.
Restauração: renovação do entusiasmo.
Reforma: renovação das casas.
Mudança para melhor: renovação de costumes.
Confirmação: renovação de votos.
Fonte : Dicionário português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário