Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
Widget By: Blogs de Sucessos

NOVO NASCIMENTO


O novo nascimento é obra divina mas seu inicio é humano, pois a pessoa nunca vai nascer de novo se a mesma não querer morrer para o mundo que a cerca, cheio de caprichos e...

concupiscência.


Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto. (João 12:24)

Deus não força ninguém a segui-lo ou obedece-lo; é uma opção do grão de trigo morrer ou permanecer vivo, o candidato ao novo nascimento tem que ter iniciativa, querer de sincero coração obedecer aos mandamentos divino.

Para melhor compreensão do que é o novo nascimento vamos entender como se deu o nascimento do Senhor Jesus. Já que Ele foi o primeiro a ser chamado filho de Deus. E nasceu por obra do Espirito Santo.

E respondendo o anjo: Descerá sobre ti o Espirito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra; por isso também o Santo, que de ti nascerá, será chamado Filho de Deus. (Lucas 1:35)

Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a sua palavra... (Lucas1:38)

Veja que Maria teve que aceitar a ação do Espirito Santo em sua vida para que o filho de Deus nascesse, o Espirito Santo não violentou Maria ou a forçou, muito menos Maria acordou gravida; ela teve que concordar com a ação do Espirito Santo em sua vida.

Maria representa a parte humana do novo nascimento, o querer da pessoa, a renuncia a entrega. Maria abriu mão de sua dignidade, de tudo mesmo, pois ela estava noiva de José; um homem justo, que não aceitaria de forma alguma casar-se com uma mulher gravida de outro, então Maria seria desprezada por José e por sua familia, viveria uma vida de vergonha e humilhação; todo esse sacrifício aceito por Maria foi para satisfazer a vontade de Deus.

O sacrifício de Maria representa a parte do candidato ao novo nascimento de fazer um sacrifício pessoal e verdadeiro para satisfazer a vontade de Deus.

Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. (João 3:5)

Veja há a ação de 2 componentes: agua e Espirito = Maria e Espirito Santo = o querer e entrega da pessoa e a ação do Espirito Santo.
A agua simboliza a palavra de Deus na vida da pessoa, não é a ação de carregar uma bíblia ou conhece-la simplesmente mas sim de OBEDECE-LÁ.
O Espirito nada mas é que a ação divina, dando a pessoa um novo coração e mente.

Todos que morreram para si próprio e para o mundo e obedecem a palavra de Deus de sincero coração são nascidos de Deus. Pela obediência a palavra de Deus, o próprio Deus lhe entrega através do seu divino Espirito uma nova mente, mente renovada e não sincronizada com a mente mundana e carnal.

É difícil para um não nascido do espirito perdoar os que lhe tem ofendido, ser fiel a uma só mulher, não tirar vantagens dos outros, não viver pelas paixões da carne que leva a vida sexual promiscua, etc…

Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. (João 3:6)

Não se busca o novo nascimento com orações e jejuns mas sim pela entrega sincera através da obediência a palavra de Deus. Claro que o jejum e oração nunca são vãos, mas no caso do novo nascimento tem que haver uma renuncia, um sacrifício próprio de sua vontade e esse sacrifício não pode ser substituído pela oração e jejum.

Não podemos confundir o novo nascimento com o batismo com o Espirito Santo. O Senhor Jesus mesmo sendo nascido do Espirito foi batizado pelo Espirito Santo. Saulo que no caminho de Damasco teve um encontro com Jesus e ali nasceu um novo Saulo, ficou 3 dias orando, se humilhando, se entregando a Jesus, fazendo aliança de servir e obedecer aos mandamentos do Senhor. Após 3 dias diz:

"...Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo." (Atos 9:17)

Acredito por experiência própria que o novo nascimento não seja um acontecimento trancedental mas natural como ser batizado nas aguas;  tem um inicio e um fim. O que é nascido de Deus o é e ponto. 

O inicio é o querer, o humilha-se, o sacrificar suas próprias vontades e o fim é a ação do Espirito através de uma vida de obediência a palavra de Deus, então a pessoa é nascida de Deus.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário