Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
Widget By: Blogs de Sucessos

DOR DA MUDANÇA


Por que é tão difícil encontrar a motivação para a mudança quando já sabemos o que é preciso fazer para mudar? O senso comum sugere que se nós sabemos que precisamos mudar, então vamos mudar, mas... infelizmente, raramente isso acontece.


Por quê? A resposta é a DOR.

É doloroso para mudar . É desconfortável . É difícil.

E evitar a dor é inata(natural) a todos os seres humanos. 
Estamos, de fato, propicios a evitar a dor.

Por quê? Porque é um sinal de perigo.

Quando acidentalmente tocamos num fogão quente, não precisamos tomar uma decisão consciente para arrancar a mão ... acontece instintivamente. E isso é uma coisa boa. A dor indica perigo, e seu corpo responde de imediato, removendo a ameaça.

Mas a dor nem sempre representam perigo real. Às vezes, ela apenas representa a possibilidade de perigo. E é exatamente o que a dor associada com a mudança normalmente é.

Do que nós gostamos nos da a sensação de conforto. E o que é confortável representa familiaridade, e familiaridade representa segurança.

Por causa disso, nós instintivamente associamos falta de familiaridade com perigo. Se não estivermos familiarizado com o resultado de uma alteração proposta, assumimos que é um resultado desconfortável. Então, simplesmente nós evitamos.

Há uma série de razões pelas quais a mudança é difícil, mas deixe-me dar-lhe nove das mais importantes:

1 . Muitas vezes tentamos mudar muito rapidamente. Mordendo mais do que podemos mastigar; e essa pode ser o maior contribuinte individual para a resistência à mudança. Instantaneamente tentando ir de nenhuma mudança para mudança maciça pode rapidamente enviar-nos a um estado de choque. Choque conduz frequentemente a paralisia, e paralisia é o oposto do movimento (ou seja, as alterações).

Solução: Faça pequenas alterações em seus hábitos. Se o seu objetivo é fazer uma grande mudança, dividi-la em pequenas mudanças, e faze-los um de cada vez. Pequenos sucessos conduzem a mais sucesso, o que leva a conquistas. E conquistas impulsionam você para a grandes mudança, e duradoura.

2 . Tornamo-nos desanimados após fracassos do passado. Porque mudar é difícil, às vezes nós falhamos. O que esperávamos seria uma grande mudança tornou-se numa pequena mudança inicial. 

Passado o fracasso tende a se traduzir em presente desânimo.

Solução: Como Stephen Covey diz: " entre o estímulo e a resposta esta a escolha. " Neste caso, o estímulo anulou-se pelo fracasso do passado, e a resposta é ou desânimo. Entre o estímulo e a resposta que reside a sua capacidade de escolha.

Em vez de reagir aos fracassos do passado, tornando-se desanimado, transformar de forma pro-ativa as falhas do passado em experiências de aprendizagem. Olhe para trás e analise suas abordagens anteriores para mudar. 
Determine onde no processo de mudança você falhou e chegue a um plano para conquistar esse passo neste momento.

Quase nenhuma pessoa de sucesso em qualquer campo atinge um Grand Slam na primeira tentativa. Na maioria das vezes, 
" o sucesso de noite " envolve inúmeros altos e baixos ao longo do caminho. A grande maioria das pessoas bem-sucedidas não só lhe dirá que eles falharam ao longo do caminho, mas que o seu eventual sucesso formou-se pelas falhas ao longo do caminho. As lições que aprenderam com as falhas cedo, ensinaram-lhes como obter sucesso no final.

A diferença entre as pessoas bem-sucedidas e todos os outros é quantas vezes eles falham, é na forma como eles lidam com essas falhas.

Como os japoneses dizem: " cair sete vezes , levante-se oito. "

3 . Deixamos de alinhar nossas mudanças com os nossos valores e princípios. 
Mudança torna-se extremamente difícil quando tentamos fazê-lo de maneiras que violam os nossos próprios padrões. Se os nossos valores e princípios dizem uma coisa e uma proposta de alteração diz uma coisa diferente, nós vamos ter dificuldade em fazer essa mudança.

Por quê?

Porque esse cenário produz o que os psicólogos chamam de " dissonância cognitiva . " É como tentar ir para a direita e esquerda , ao mesmo tempo ou se convencer de que algo é, simultaneamente, todo preto e todo branco .

Solução: se você se encontra em um estado dissonante, passe um tempo fazendo duas coisas: primeiro, re-esclareça quais são seus valores e princípios. Faça-os de concreto e coloque-os na sua mente.

Em segundo lugar, re-enquadre as alterações propostas para melhor alinhar com os seus valores e princípios.

Isto irá permitir a paz interna, que irá inflamar a sua capacidade de mudar.

4 . É difícil avaliar objetivamente a nossa situação atual. 
Objetivamente avaliar a si mesmo é extremamente difícil. Embora possamos tentar colocar nossos preconceitos de lado, como olhamos para nós mesmos, é quase impossível de fazer. Por esta razão, como nós avaliamos a nossa situação atual, podemos chegar à conclusão de que não é necessária nenhuma mudança.

Solução: A solução para isto requer uma dose de humildade, mas vale bem a pena: Se você não pode avaliar objetivamente a si mesmo, ter alguém para fazer isso por você. 

Se você precisa saber como você está no trabalho, pergunte ao seu chefe por uma opinião objetiva. Se você precisa saber como esta em seu relacionamento pergunte ao companheiro(a).

Sim, você pode receber um feedback desconfortável, mas é muito melhor saber do que você precisa fazer e aonde mudar do que se auto avaliar e pensar erradamente que não precisa de nenhuma mudança.

5 . O temor de que o esforço para mudar pode não valer a pena no final. E se a gente gastar uma enorme quantidade de tempo e energia tentando mudar e depois descobrir que o resultado final não valeu a pena? 
Se você já teve essa experiência, você estará menos propenso a tentar mudanças no futuro.

Solução: O medo do desconhecido é natural, até certo ponto. Quer saber se o nosso tempo e esforço vai realmente valer a pena no final, é uma preocupação bastante justificada ... especialmente se não temos muito tempo e energia para começar.

Nem todas as mudanças que você fizer vai valer a pena. Muitos valerão, outras nem tanto.

Mesmo que o resultado final não é tudo o que você esperava que fosse, você terá crescido ao longo do caminho. Ao passar pelo processo de mudança, você terá aumentado sua capacidade de mudar.

A próxima vez que você precisar mudar, o processo será mais confortável para você. E, no meu livro, isso é uma vitória.

6 . Embora saibamos o objetivo final da nossa mudança proposta; o que pode acontecer é não saber quais são os passos reais para alcançá-lo . 

Às vezes, nós sabemos onde queremos ir (e nós apaixonadamente queremos chegar lá ), mas não temos idéia de como chegar lá . Nessas situações, o nosso desejo de mudar rapidamente esfria.

Se eu me propus a viajar de Brasilia para o Rio de Janeiro, mas eu não tenho GPS, nem mapa, nem telefone, nem há sinais de trânsito indicano a direção de como ir de Brasilia ao Rio, provavelmente decidirei cancelar a viagem. Posso acidentalmente conseguir encontrar o Rio? Possivelmente ... mas não é provável.

Seria muito mais fácil de esquecer a viagem em primeiro lugar.

Solução: Faça seu dever de casa, faça uma avaliação antes de tentar iniciar uma mudança. É ótimo saber para onde está indo, mas é melhor ainda saber como chegar lá. Não comece sem um proposito de mudança de vida. Tenha um plano antes de começar.

E considere aliando-se com pessoas que já fizeram a mudança que você quer fazer. Eles sabem a direção. Deixe-os serem os seus guias.

7 . Nós não temos os recursos necessários para fazer a mudança. Se o seu objetivo é começar seu próprio negócio, mas você não tem capital para fazê-lo. Há certas mudanças na vida que requerem recursos reais. Não ter esses recursos faz com que essas mudanças se tornem difíceis.

Solução: Busque os recursos necessários até que você os tenha. Cavar fundo no poço da criatividade.

Há quase sempre mais de uma maneira de fazer algo. Se no início você não pode ver de outra forma, olhe de novo. E mais uma vez. E mais uma vez até que uma nova solução se torna claro. Tenha um "Plano B".

Se a mudança que você está tentando fazer vale a pena fazer, continue tentando até encontrar um caminho.

8 . Estamos com medo de ter uma recaída , uma vez que iniciamos a mudança. Propusemo-nos a fazer uma mudança permanente, mas temos medo, não temos condições de fazê-la durar. Quando não achamos que podemos manter o curso, lutamos para mudar.

Solução: Aceite o fato de que você provavelmente vai ter uma recaída de vez em quando . E , em seguida, perceba que não é o fim do mundo.

Será que um registro imperfeito sinaliza fracasso total? Absolutamente não.

O que é importante na mudança é o progresso geral para a frente. Dois passos à frente para cada um para trás é a mudança bem sucedida.

Não deixe que a perspectiva de um eventual deslize impeça-o de fazer uma mudança.

9 . Não estamos convencidos de que precisamos mudar em primeiro lugar. Se alguém sugere que é preciso mudar , mas não estamos totalmente convencidos, a probabilidade de mudança é quase nula.

Solução: Encontre outras pessoas que você avalia como tendo necessários para fazer a mesma mudança há muito tempo , mas que optaram por não o fazer. Veja como a sua recusa em fazer a mudança tem feito elas jogarem suas vidas  fora.

Analise as consequências negativas de não mudar.

 "Na dúvida, escolha a mudança. "

O mundo ao seu redor muda constantemente ... mesmo se você optar por mudar com ele(mundo).

Uma árvore pode optar por não se curvar ao vento. Eventualmente, porém , as condições irão produzir ventos fortes o suficiente para quebrar a árvore se continua para não dobrar .



Ter um relacionamento com Deus ajuda em qualquer mudança. O Senhor Jesus disse:

Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.(João 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário