Traduzir Dê Português para Chinês Traduzir Dê Português para Espanhol Traduzir Dê Português para Italiano Traduzir Dê Português para Françês Traduzir Dê Português para Inglês Traduzir Dê Português para Alemão Traduzir Dê Português para Japonês Traduzir Dê Português para Russo
Widget By: Blogs de Sucessos

BATISMO NAS AGUAS

A Bíblia relata que todo aquele que reconhece a sua condição de pecador, e aceita Jesus como Senhor e Sal­va­dor de sua vida, passa a ter uma aliança com Deus.


Assim, o próximo passo para confirmar essa comunhão é o batismo nas águas, que representa o sepultamento dos seus pecados e o início de uma nova vida.

Quando Adão e Eva pecaram, eles representavam o início da huma­ni­­dade; sendo assim, imputaram-nos o seu pecado, conforme se encontra descrito na Bíblia:”

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.”(Romanos 5.12)”

“Quando a pessoa se batiza nas águas e resolve re­almente colocar a sua vida sob o domínio do Senhor Jesus, o seu velho homem, com os seus hábitos e costumes, mor­re para o mundo. Dessa forma, o pecado passa a não ter mais domínio sobre a sua vida e ela deixa de ser escrava do pecado.”

Portanto, da mesma forma que o sepultamento é uma ceri­mônia na qual se consuma o rompimento do último laço entre o homem e sua vida terrena, através do batismo nas águas há uma ruptura consumada da vida natural, para assumir uma nova e verdadeira vida cristã.”

“Este é um assunto fundamental para aqueles que desejam realmente uma vida nova em Cristo Jesus. É tão importante que o Senhor, quando apareceu para os discípulos depois de ressuscitado, deu-lhes ordens explícitas, dizendo: “... Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado.” (Marcos 16.15,16).

 O significado do batismo nas águas –  da mesma forma que o sepultamento é uma cerimônia que consuma o rompimento do último laço entre o homem e sua vida terrena, através do batismo nas águas há um rompimento, publicamente consu­mado, da vida natural da pessoa com a verda­deira vida cristã.

De fato, o batismo nas águas é mais que um testemunho público da conversão de uma pessoa ao Senhor Jesus. Através dele somos sepultados da mesma maneira que o Senhor o foi, significando que a nossa vida anterior à nossa conversão, para nós e para o mundo, está definitivamente morta. Pelo sepultamento, através do batismo, deixa de existir o nosso eu para o pecado, o qual já não terá mais domínio sobre nós, por­que através do batismo já estamos mortos para ele.”

Historia do batismo nas aguas

O batismo era um acontecimento comum da adoração cristã no templo de Paulo  (Ef 4.5). Contudo, os cristãos não foram os primeiros a celebrar o batismo. Os judeus batizavam seus convertidos gentios; algumas seitas judaicas praticavam o batismo como símbolo de purificação, e João Batista fez dele uma importante parte de seu ministério.

O NT não diz se Jesus batizava regularmente seus convertidos, mas numa ocasião, pelo menos, antes da prisão de João, ele foi encontrado batizando. Em todo o caso, os primitivos cristãos eram batizados em nome de Jesus, seguindo o seu próprio exemplo (Mc 1.10; Gl 3.27).

Parece que os primitivos cristãos interpretavam o significado do batismo de vários modos: a) Como símbolo da morte de uma pessoa para o pecado (Rm 6.4; Gl 2.12).
b) Da purificação  de pecados (At 22.16; Ef 5.26),
c) E da nova vida em Cristo (At 2.41; Rm 6.3).
d) De quando em quando toda a família de um novo convertido era batizada (At 10.48; 16.33; 1Co 1.16), o que pode significar o desejo da pessoa de consagrar a Cristo tudo quanto tinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário